A importância da marca e a diferença entre ela, logotipo e logomarca.

A importância da marca e a diferença entre ela, logotipo e logomarca.

Muitos questionam por que uma marca é tão importante pra uma empresa. Bom, basicamente ela é a identidade visual do seu negócio, seja ele qual for. Do mesmo modo que é preciso ter um CNJP e uma razão social, uma empresa também precisa de um nome fantasia e um elemento gráfico que a identifica.

Afinal, o que é marca? O que é logotipo? E logomarca? Vamos por partes. Primeiro: marca. Em resumo é um sinal gráfico reconhecível que serve pra identificar e representar uma organização ou produto. É claro que sua função e propósito vão muito além disso, mas vamos se ater ao seu significado.

Segundo: logotipo. Vem do grego “logos”, que quer dizer palavra ou significado, com “typos” que quer dizer figura. A definição de logotipo refere-se ao arranjo visualmente distinto de letras nas quais empresas são reconhecidas, algo como um símbolo que forma um design particular correspondente a ela.

E por terceiro e último: logomarca. Derivado do grego “logos”, que quer dizer significado, e do germânico “marka”, que também quer dizer “significado”. Ou seja: significado do significado? Isso não faz nenhum sentido. Portanto é um termo incorreto, infelizmente utilizado constantemente de forma equivocada.

Agora que sabemos o significado das palavras marca, logotipo e logomarca, vamos entender a força e importância que o papel dela representa para a sua empresa. A marca está associada à qualidade dos seus produtos ou serviços oferecidos, assim como a visão que os consumidores têm da sua atividade.

Por isso, ao criar ou reformular sua marca, escolha um profissional capacitado ou uma agência competente. Isso vai ajudar você a ter uma marca adequada e eficiente para relacionar-se com o seu cliente. Então, lembre-se: o correto é marca ou logotipo. Logomarca, assim como dinheiro em árvore, não existe.